Como Surgiu?
Logo após de se conhecerem na turma de cinema da Universidade de Colorado em 1992, Trey Parker e Matt Stone criaram um curta de animação chamado The Spirit of Christmas. Para a produção do filme foi utilizada a técnica de animação de recortes, trazendo protótipos dos personagens principais de South Park, incluindo um personagem parecido com Eric mas chamado "Kenny", um personagem anônimo com características de Kenny e dois personagens quase idênticos com a aparência de Stan e Kyle.
Brian Grade, executivo da rede Fox e amigo mútuo da Parker e Stone, contratou-os para a produção de um curta metragem no formato de um cartão de Natal em vídeo. Produzido em 1995, o segundo curta The Spirit of Christmas trazia mais semelhanças com o estilo da futura série. Para diferenciar os dois filmes, o primeiro passou a ser chamado de Jesus vs. Frosty, e o segundo, Jesus vs. Santa. Graden mandou cópias do vídeo para vários amigos, e a partir daí as cópias começaram a se espalhar incontrolavelmente, inclusive na Internet, onde a produção tornou-se um dos primeiros vídeos virais da rede.
Com a popularidade de Jesus vs. Santa, Parker e Stone passaram a discutir a possibilidade de transformar o curta em uma série de televisão. A Fox recusou o projeto, não querendo exibir um programa que contava com um personagem como Mr. Hankey, um pedaço de fezes falante. A dupla então entrou em negociações com a MTV e o Comedy Central. Parker preferiu ver a infantil produzida pelo Comedy Central, temendo que a MTV pudesse transformá-la em um programa infantil. Doug Herzog, executivo do Comedy Central, assistiu o curta e aprovou sua produção no formato de seriado.
Parker e Stone reuniram uma pequena equipe e passaram três meses criando o episódio piloto, "Cartman Gets an Anal Probe" ("Cartman recebe uma sonda anal"). South Park correu o risco de ser cancelado antes mesmo de ser exibido, devido ao desempenho negativo em testes de público, particularmente entre o feminino. Os curta-metragens, no entanto, continuavam a fazer sucesso na internet, e o Comedy Central concordou em exibir uma sequência de seis episódios. O episódio de estréia foi ar então em 13 de agosto de 1997.
Como é Feito ?
A produção é da “South Park Studios”, em Culver City, Califórnia, exceto do piloto, que empregava cortes de animação. Todos os capítulos de South Parksão feitos com animação de computador que imita o padrão dos curtas-metragens. Nas primeiras temporadas, o processo de produção contava com poucos funcionários, e consequentemente, cada capítulo levava três semanas para serem feitos. Hoje, com mais de 70 pessoas que trabalham, os capítulos são concluídos em menos de uma semana.
Parker e Stone foram inspirados a fazer as animações feitas por Terry Gilliam no Monty Phyton's Flying Circus. Os personagens e objetos são compostos de formas geométricas simples e cores primárias, apresentam uma composição simplificada, e em alguns casos, como o das crianças, é muitas vezes utilizado o mesmo padrão. Nem todos têm o mesmo projeto como os protagonistas: os canadenses geralmente são representados com a divisão da cabeça e design ainda mais minimalista, enquanto alguns personagens celebridades mantêm seu verdadeiro rosto, como no caso de Saddam Hussein. Em tais casos, os animadores digitalizam a face do personagem, mas o corpo é caricaturado como os outros projetos.
Quando começaram a utilizar computadores para animar, os cortes foram escaneados e redesenhados com o programa CorelDRAW . Em seguida, importados para PowerAnimator, estações de trabalho que empregam SGI para satirizar os personagens. A partir da quinta temporada, entrou em uso o Adobe Photoshop e Adobe Illustrator para fazer os desenhos. A qualidade da animação tem melhorado ao longo das estações, mas os designers sempre tentam manter o mesmo estilo de animação tradicional. A partir da décima terceira temporada, todos os programas são mantidos em alta definição.
Há casos em que rompe o estilo tradicional de animação da série. Várias cenas de "Good Times with Weapons" foram feitas com a estética anime, o episódio "Make Love, Not Warcraft" é feito em parte com imagens machinimas de World of Warcraft, com a colaboração da Blizzard, e em "Boobage Maior" foi usada a rotoscopia.
Em quais países é distribuídos?
Internacionalmente, South Park é transmitido na Índia, Nova Zelândia e diversos países na Europa e América Latina nos canais Comedy Central, MTV e VIVA, todos propriedades da Viacom. A partir de acordos de distribuição com o Comedy Central, outras redes independentes também transmitem a série em diversos mercados internacionais. Na Austrália, o programa é transmitido pelos canais The Comedy Channel, GO! e SBS One . É exibida sem cortes no Canadá pela Télétoon, TQS e The Comedy Network , pelo TG4 na Irlanda , Bip em Israel, SIC Radical e MTV em Portugal, 2×2 na Rússia, STV na Escócia e B92 na Sérvia.
As treze primeiras temporadas de South Park estão disponíveis na íntegra em DVD. Várias compilações temáticas foram lançadas no mesmo formato pela Rhino Entertainment e Comedy Central, enquanto o episódio triplo "Imaginationland" foi relançado direto em DVD em 2008.
Em março de 2008, o Comedy Central disponibilizou todos os episódios de South Park em streaming no website do South Park Studios. Em uma semana, o site registrou mais de um milhão de exibições, com o número crescendo para 55 milhões em outubro de 2008. Questões jurídicas impedem que o conteúdo dos Estados Unidos seja exibido fora do país, o que levou à instalação de servidores em outras localidades. No Canadá, episódios estão disponíveis no site do The Comedy Network, e em setembro de 2009, uma versão britânica do site do South Park Studios foi lançada no Reino Unido para disponibilizar os episódios.
Exibição no Brasil
No Brasil South Park foi exibido em diversos canais. Os primeiros a exibirem foram o Multishow e a MTV na versão legendada. A versão dublada foi exibida em meados de 2000 pelo extinto canal Locomotion, em 2006 pelo VH1, e mais tarde pelo canal Comedy Central Brasil. Atualmente a série é exibida na MTV (Brasil) e Comedy Central Brasil..
Dublagem Brasileira
A dublagem de South Park em português é feita em Miami, em estúdios especializados em dublagem, e com brasileiros residentes nos Estados Unidos.
0 comentários:
Postar um comentário